notícia

Mirante do Encanto fecha na segunda e não reabre a tempo do verão em Itapema

Estrutura tem problemas de conservação e será modernizada por empresa privada

Por Elson Lopes
18/10/2026 23:42:00

Quem pretendia subir o Mirante do Encanto, um dos cartões-postais de Itapema, vai ter que esperar. O ponto turístico fecha para visitação a partir desta segunda-feira (19) e, segundo a prefeitura, não deve ser reaberto a tempo da temporada de verão.

O motivo é o estado da estrutura, que apresenta problemas de conservação, inclusive em uma das escadas. Para continuar recebendo visitantes com segurança, o mirante precisaria de manutenção antes do verão.

Por que a prefeitura não vai consertar

De acordo com o município, o processo de concessão do espaço à iniciativa privada já está na fase final. Por isso, a prefeitura decidiu não gastar com reparos em uma estrutura que será reformada pela futura concessionária, e antecipou o fechamento para evitar riscos ao público.

A empresa que assumir o mirante vai bancar as obras de modernização, sem custo de construção para a prefeitura, e ficará responsável pela administração, manutenção e conservação do local.

O que muda no novo mirante

O projeto prevê a revitalização do mirante e a criação de novos espaços de lazer e contemplação. Praças, passarelas e deques, que são áreas abertas de uso coletivo, continuarão com acesso gratuito. A cobrança ficará restrita a serviços, atrações e espaços comerciais previstos na concessão.

As obras serão feitas por etapas. A previsão é que uma praça na base do mirante fique pronta em poucos meses, ainda durante a temporada. Já a estrutura principal deve continuar fechada à visitação nesse período.

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados