AO VIVO

notícia

Flores de Sal impulsiona integração comunitária e fortalece economia criativa

A Feira de Produtos transformaram a Central de Vendas do megaempreendimento

Por Daianny Camargo
25/08/2025 19:38:45

Líder do Sul e a terceira colocada nacional, Santa Catarina ganha força na indústria criativa. O mapeamento da Federação de Indústrias do RJ (Firjan) divulgado este ano aponta que o estado ficou atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro. A contribuição de indústrias, dos diversos setores, potencializa esse protagonismo. É o caso da construção civil e empresas que investem no desenvolvimento do estado e inovam ao envolver turismo, qualidade de vida e valorização dos produtos brasileiros e locais. O maior bairro-cidade do Sul do país, que está com a sua primeira fase em andamento e terá ao todo 4,6 milhões de m2, é um dos casos. Além de investimentos em estrutura de alto padrão para atender cerca de 25 mil pessoas em sua totalidade, a empresa responsável pela execução, a Urbani Cidades, foca em investimentos para construir a identidade do bairro por meio da aproximação de moradores, visitantes, empresários e produtores da região. 

 


fotos: Flores de Sal

Exemplo prático são as edições da Feira de Produtos, que transformaram a Central de Vendas do megaempreendimento em um centro de atrações, no próprio terreno onde está sendo construído o bairro-cidade, em Tijucas, no litoral de Santa Catarina. Recentemente, a última edição da Feirinha do Flores de Sal reuniu mais de 25 expositores da região da Grande Florianópolis e Vale do Itajaí e atraiu centenas de pessoas. 

“A cada edição, vemos como a comunidade abraça a proposta da feirinha. Ela se tornou um ponto de encontro e de construção da identidade cultural do Flores de Sal, integrando as pessoas e fortalecendo as raízes do sul e as raízes brasileiras, como um todo”, destacou Luciana Pereira, diretora da Urbani Cidades, empresa responsável pelo bairro-cidade.
Entre os expositores, estiveram presentes, por exemplo, a Produtos Coloniais do Bosque e a Café Jurerê, que trouxe as delícias típicas locais como doces e cafés artesanais que encantaram os visitantes, e a Loja Mundo de Gaya, de Itajaí/S que, da mesma forma, superou as metas de vendas com uma seleção especial de cristais, acessórios e itens místicos feitos localmente.

“Valeu muito a pena participar da segunda edição da feirinha, pois cada vez aumentamos o nosso networking, mais pessoas conhecem a nossa loja e passam a acessar também o site. Os kits de cristais que criei, como o Magia da Prosperidade e o Xô Uruca, foram as grandes novidades e esgotaram antes do meio-dia tamanho sucesso que fizeram na Feirinha. Outro destaque foram os porta-incensos com pedras naturais, que encantaram pela função decorativa, além dos incensos massala orgânicos, que tiveram ótima saída. Foi muito satisfatório e já estamos na expectativa para a próxima edição”, disse, animada, Fernanda Rocha, proprietária da Loja Mundo de Gaya.

Nessa última edição, também estiveram presentes os expositores Aromatus, Girassol Decoração e Presentes, Coisas da Vovó House, Coisas da Vovó Baby, Édina, Nosso Chima, Isis e Lourenço, Sérgio e Viviane, Estação Cultural, Zen Bonsai, Espaço Verde, Lourdes Candles, Paula Rocha Crochê, Menne Acessórios, Art Studio 3D, João Maria, Afeto Nutre, Mel Melzzi, Pastel do Paulista, Jaqueline, Café Jurerê, Atelier Douglas e Ateliê Artes da Zê, além das atrações culturais e musicais com Gapr1xo, Wagner Santos e Mônica Oliveira.

Vida em comunidade já em movimento
A feirinha faz parte de uma ação da Associação de Moradores do Flores de Sal, criada para promover integração, fortalecer o senso de pertencimento e antecipar a vida comunitária que o bairro-cidade vai oferecer. Em construção em Tijucas, na Grande Florianópolis, o Flores de Sal é o maior empreendimento do gênero no Sul do Brasil, com 4,6 milhões de m² e capacidade para 7 mil lotes, projetado para abrigar cerca de 25 mil pessoas. A primeira fase já está em obras e contempla 500 mil m², incluindo 623 lotes residenciais e comerciais, além de 100 mil m² dedicados a áreas verdes e de lazer. O projeto prevê ainda o Parque das Flores, com 70 mil m², um lago de 25 mil m², playgrounds, quadras de esportes e áreas pet-friendly. Com urbanização sustentável, o empreendimento contará com pavimentação de alta qualidade, cabeamento subterrâneo e estação própria de tratamento de esgoto, além de espaços para comércio, serviços e gastronomia.

Sobre a Urbani Cidades
Urbani Cidades é uma empresa do Grupo Petrasalis, que também inclui a Petrasalis Empreendimentos, construtora de Itajaí/SC, com obras na Praia Brava e região, e a Morton Capital, esta que atua no setor de condomínios de armazéns logísticos no litoral catarinense. O Grupo detém fábricas em outros setores como a Incotex, líder na produção de malhas em rolo e tinturaria do país, e a Refisa, uma das maiores refinadoras de sal do Brasil. Aliás, a história das empresas com gestão e fortes valores familiares teve início com o negócio de representação e fabricação de sal há mais de 35 anos, idealizado pelo casal Luiz e Rose Pereira que, na época, começaram a empreender em Itajaí. Com a posterior estruturação da fábrica de sal na cidade de Imbituba (por conta do porto) e do crescimento do negócio, a família começou a investir em terras, incluindo a Fazenda Santa Helena em Tijucas, onde está sendo construído o Flores de Sal. Ao longo do processo, membros da família se especializaram em negócios voltados à construção, condomínios logísticos e urbanização.

https://www.floresdesal.com.br/

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados