Foto: Facebook/TopElegance
O município de Tijucas está infestado com o mosquito da dengue Aedes aegypti. Há informações que mais de 50 casos já foram confirmados.
De acordo com informações de pessoas ligadas a Secretaria de Saúde o município já teria contratado o fumacê para dedetizar a cidade.
Diversas pessoas preocupadas com a situação, entraram em contato com a redação do portal TopElegance, informando a presença do mosquito nos bairros Praça, Areias, Universitários, XV de Novembro, Joáia, Nova Descoberta e loteamento Mata Atlântica.
Em uma das coletas envolvendo nove pessoas, havia uma suspeita de que oito poderiam estar infectadas.
Imagens dos mosquitos foram enviadas pelos moradores.
o fumacê
Uma das formas de combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya, é o fumacê. A nuvem de fumaça de inseticida espalhada pelas ruas e residências tenta matar o mosquito para evitar que mais gente contraia as doenças.
No Brasil, o inseticida utilizado no fumacê é o malathion. Sua fórmula é diferente dos inseticidas encontrados nos supermercados e sua distribuição é feita somente pelo Governo Federal, que compra o produto e distribui para os Estados, que repassa aos municípios.
Pode fazer mal para saúde?
Pode fazer mal à saúde somente se o contato com o inseticida for duradouro ou recorrente. Nestes casos pode causar intoxicação e a longo prazo desenvolvimento de câncer e outras doenças. O Ministério da Saúde recomenda o uso somente em locais onde há casos comprovados de dengue, chikungunya ou zika. Seu uso deve ser feito para o combate ao mosquito, nunca de forma preventiva.
}VEJA MAIS: