Política

Hipocrisia política e o crescente desemprego

Os próximos acontecimentos renderão muitas conjecturas a respeito

Por TVTE
24/04/2020 16:08:53

 

Foto: Divulgação

A grande maioria da classe política tem se manifestado de maneira dissimulada em relação ao desemprego, o mais visível efeito das medidas que visam segurar o avanço do Covid-19. Esse "efeito’’ é real para habitantes do Vale do Rio Tijucas. São João Batista tem sido o referencial com dois mil e quatrocentos novos desempregados, ora, e o número de prejudicados pode ser triplicado, se levarmos em conta os dependentes como: esposas, esposos, filhos e filhas.

E quem já teve a impressão de que a maioria da classe política encara isto apenas como um efeito colateral aceitável?

Essa visão é explicitada no discurso e nas ações dos políticos, podemos verificar nas diversas notícias e denúncias que estão circulando todos os dias, onde câmaras de vereadores estão aprovando aumentos em meio a esta situação.

E o famoso caso do governador do estado do Pará, que gastou R$ 16 mil comprando botões e prendedores de gravata de ouro? Dentro do período sacralizado pelos políticos, o isolamento horizontal. É como se esses delinqüentes olhassem no olho de cada um dos desempregados apontassem o dedo dissessem: “é aceitável você ficar desempregado”, ou ainda, “ o seu prejuízo pessoal ou familiar não tem importância em relação ao coletivo social".

Vale lembrar que de maneira alguma, este artigo pretende defender a idéia de que medidas preventivas não deveriam ter sido tomadas, que tudo deveria transcorrer normalmente, mas seria necessário a formação da “liga dos governadores’’ defendendo o isolamento horizontal? Políticos retirando o direito constitucional de ir e vir dentro do território nacional mesmo em tempo de paz?

É lógico que não é toda a classe política que age assim, talvez uma maioria, ainda assim existem algumas iniciativas no intuito de diminuir os salários de deputados em várias assembléias legislativas pelos estados do Brasil.

Quando veremos ações deste tipo em nossa região? Ainda que venham a resultar em nada, um projeto de lei diminuindo o salário do governador do Estado de Santa Catarina? Diminuindo o salário dos deputados estaduais de Santa Catarina? Diminuindo o salário dos vereadores dos municípios, inclusive do Vale do Rio Tijucas?

O plano econômico para combater os efeitos das medidas tomadas pelos governadores, que renderá um artigo próprio, prevê redução na jornada de trabalho de funcionários públicos municipais estaduais e federais podendo ocorrer cortes no salário de até 25%. 

Será que veremos tal corte incidindo sobre o salário dos deputados federais e senadores, juízes, promotores de justiça e outros funcionários da elite do funcionalismo público? 

Os próximos acontecimentos renderão muitas conjecturas a respeito, é imperativo estarmos atentos.

Mais Política

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados