Santa Catarina tem ao menos mil casos suspeitos de coronavírus aguardando resultado dos testes. A informação foi dada pelo governador Carlos Moisés da Silva, em entrevista ao Jornal do Almoço nesta quinta-feira (2). Segundo ele, já foram feitas 2,9 mil coletas, emitidos 1,8 mil resultados e aproximadamente 1,1 mil pessoas aguardam confirmação.
Foto: Divulgação
Em coletiva nesta quarta-feira (1º), foram confirmados 247 casos positivos de covid-19 em Santa Catarina. O governo estadual admitiu que o número está abaixo do esperado, pois o estado enfrenta problemas de falta de kits para exames.
Moisés também reafirmou que não é possível estimar quantos casos positivos há em Santa Catarina, visto que os testes estão sendo aplicados apenas em pacientes com quadro de saúde considerado grave.
TEMPO E PROCEDIMENTO DOS TESTES
O Estado espera receber mais 600 testes até sexta-feira (3), e mais 4,8 mil na próxima semana. Santa Catarina chegou a ficar sem kits de testagem de coronavírus e recebeu na quarta-feira, 192 testes para detecção da doença por parte do Ministério da Saúde, segundo Secretaria de Estado da Saúde. Outros 16,6 mil kits de testes rápidos devem ser encaminhados para utilização com os profissionais da saúde e segurança.
Com a demora da emissão de resultados, há profissionais que foram afastados até que haja confirmação do diagnóstico. Em alguns casos, as confirmações estão levando pelo menos uma semana. Moisés diz que o Estado tem procurado maneiras e outras possibilidade para tentar antecipar os resultados.
Segundo o governador, a justificativa da demora estaria, além da alta demanda, na dificuldade que o Estado encontra em relação a restrições em cada modalidade de testes para poder afirmar com precisão se o resultado foi positivo ou negativo. Segundo ele, os testes rápidos também possuem limitações nos resultados.