Fotos: Polícia Militar/Divulgação
Uma manifestação organizada pelas redes sociais pretendia fechar a BR-101 e a SC-470, em Itajaí, na manhã desta terça-feira (31). O grupo, formado por cerca de 15 comerciantes, entre eles proprietários de lavação, autônomos, barbeiros e vendedores, se concentrou no pátio do posto de combustível Santa Rosa, para tentar impedir a passagem dos carros. Os organizadores queriam protestar contra o fechamento do comércio e das empresas por mais sete dias a partir desta quarta-feira, 1º de abril, conforme decreto do governo estadual.
O ato foi impedido pela Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Autopista Litoral Sul. O comandante da 3º Região da PM, Evandro de Andrade Fraga, e o comandante da PM de Itajaí, Alfredo Knoblauch, foram pessoalmente conversar com os manifestantes.
O 1° Batalhão de Polícia Militar de Itajaí, emitiu nota sobre o ocorrido.
NOTA DA POLÍCIA MILITAR
"A Polícia Militar desde domingo (29), tem acompanhado o movimento de um grupo de pessoas com intento de se reunirem no Posto Santa Rosa, em Itajaí e provocarem o bloqueio da BR-101 e SC-470. É público e notório o momento difícil vivenciado e qualquer ação dessa ordem poderá tomar contornos sem precedentes e causar desproporcional quebra da ordem pública.
A Polícia Militar vem a público manifestar contrária o ato e fará todos os esforços necessários para que não haja o bloqueio das rodovias, impedindo o direto de ir e vir, além do iminente risco à vida humana e à manutenção das atividades e serviços essenciais. Por todo exposto, desde já, pedimos que os autores desta organização, busquem o cancelamento, sob pena de responsabilizações judiciais".
A PM diz que seguirá monitorando as manifestações. O procedimento será sempre o mesmo, conversar com os manifestantes antes. Os que insistirem com o ato, terão termos circunstanciados lavrados por desobediência.