O prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Duarte Campos, decretou na tarde desta segunda-feira (30), estado de calamidade pública no município, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). A publicação tem efeito até o dia 31 de dezembro de 2020.
De acordo com a prefeitura, o decreto abre mais possibilidades para o município agir, eliminar burocracias e facilitar ações de combate ao covid-19. Na prática, dá mais autonomia para a prefeitura criar ações preventivas de proteção à população e ampliar medidas existentes de enfrentamento ao contágio da doença no âmbito municipal, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.
A decisão foi tomada após a Vigilância Epidemiológica registrar o primeiro caso de covid-19 no município. A paciente é uma mulher, de 50 anos, profissional da área da saúde, que atendia em outra cidade e que teve contato direto com outro paciente positivado. Ela está em isolamento domiciliar e recebe acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde. Todos aqueles que tiveram contato com a mulher, também serão testados.