O período de restrições ao convívio social em Santa Catarina será prorrogado por mais sete dias a partir de quarta-feira, 1º de abril. A decisão foi comunicada pelo governador Carlos Moisés, neste domingo, 29. Com isso, o comércio permanecerá fechado, exceto as atividades consideradas essenciais.
De acordo com Moisés, a renovação do decreto atenderá às recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) como forma de prevenção ao contágio do coronavírus. A medida está alinhada ao que propõe o Ministério da Saúde, para que o SUS (Sistema Único de Saúde) tenha tempo de preparar melhor a estrutura e os profissionais de saúde.
Ficam autorizadas parcialmente as seguintes atividades, por prazo indeterminado, a partir desta segunda-feira (30):
Foto: Mauricio Vieira / Secom
Na manhã deste domingo, o chefe do Executivo estadual comunicou a decisão aos prefeitos e, à tarde, se reuniu com os chefes dos demais Poderes. O objetivo da reunião com os prefeitos das maiores cidades do Estado e presidentes das 21 Associações de Municípios foi alinhar as ações nas esferas estadual e municipal. O governador solicitou aos gestores das cidades que as medidas adotadas estejam iguais às definidas pelo Governo do Estado.
A reunião teve a presença dos presidentes do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Ricardo Roesler, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), Julio Garcia, e do procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Fernando da Silva Comin.