Em um vídeo publicado em rede social, a primeira paciente infectada pelo novo coronavírus (covid-19), em Itapema, faz um alerta a população. Janaine, de 37 anos, moradora do Bairro Ilhota, confirmou que contraiu a doença de uma pessoa de Balneário Camboriú, e negou que fosse do ambiente onde trabalha. Conforme Janaine, ela entrou de férias há 15 dias antes de sentir os sintomas.
Janaine explicou que no último dia 16, passou a sentir dores no corpo, dor de cabeça e apresentar febre, momento em que procurou ajuda no Posto de Saúde do bairro. Lá o médico descreveu os sintomas como gripe comum, já que ela relatou que não teve contato com nenhuma pessoa doente.
No mesmo dia começar a tomar remédios indicados para gripe comum e no outro dia se sentiu melhor. Janaine deixou claro que mesmo não sendo atestada como covid-19, obedeceu a orientação de isolamento social.
Dias depois, a pessoa infectada, que esteve com Janaine, disse que o resultado do seu exame deu positivo e que ela possivelmente também estaria infectada. A mulher então entrou em contato com a Vigilância Sanitária, que realizou o exame dela em casa.
Atualmente Janaine, ainda continua em isolamento domiciliar até segunda-feira (30). Completando assim 14 dias após do diagnóstico, prazo em que não teria mais perigo de transmitir a doença para outra pessoa.
No fim do vídeo, Janaine pede para que as pessoas sigam a orientação de ficar em casa e lembra que a doença não é uma simples gripe.