Em nota oficial, a Prefeitura de Antônio Carlos, na tarde desta quinta-feira (26), informou que a primeira vítima a morrer por covid-19, em Santa Catarina, era morador de Porto Belo. O paciente, de 86 anos, morreu nesta quarta-feira, 25, por volta da meia-noite, no Hospital Regional de São José.
Ainda segundo a nota, o homem morava em Porto Belo até o dia 17 de março deste ano, quando deu entrada como residente na Casa de Repouso Recanto do Arvoredo, em Antônio Carlos, no dia 18, levado pelo próprio filho.
Santa Catarina registra primeira morte por coronavírus
Após sofrer uma queda, duas semanas antes de dar entrada na casa, o idoso apresentava diversas fraturas, leve anemia e infeção urinária, bem como histórico de Parkinson e segundo os familiares, até então, ele não apresentava sintomas de coronavírus. Já no dia 23, apresentou quadro de hipotermia e hipertensão, sendo encaminhado ao Hospital Regional de São José, onde entrou em óbito. A amostra coletada no local, atestou positivo para covid-19.
A prefeitura ressalta que ainda no dia 23, a fiscal da Vigilância Sanitária do município, acompanhada da Polícia Militar, visitou a Casa de Repouso, para verificar o cumprimento da nota técnica 004/2020/DIVS, específica para instituições de longa permanência para idosos, que trata do enfrentamento do coronavírus nestas instituições. Durante a ação, foi observado o uso dos EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual) pelos profissionais, tendo sido orientado aos responsáveis intensificar o treinamento para manejo de possíveis residentes com suspeita de coronavírus.
Verificou-se também um estoque mínimo de EPI´s e a dificuldade de compra-los, mesma dificuldade encontrada pelos serviços públicos de saúde.
A prefeitura lembrou que a Casa de Repouso atualmente possui 28 residentes idosos e 29 profissionais e que será feita coleta para covid-19 em todos que lá se encontram.
Também em nota, a Secretaria de Saúde de Porto Belo, confirmou a nota da prefeitura de Antônio Carlos e ressaltou que o município não tem até o momento nenhuma evidência epidemiológica de transmissão comunitária. O resultado do paciente em questão, feito pelo Hospital Regional de São José, chegou ao conhecimento da Secretaria de Saúde nesta manhã, confirmando o diagnóstico de covid-19.