Foto: Elson Lopes/TopElegance
A reciclagem de materiais gera cada vez mais oportunidades de negócios. Em Tijucas, uma empresa se especializou na coleta, separação e destinação de resíduos e, agora, gera lucros e empregos com o reaproveitamento de metais.
Na empresa Soffer Sucatas localizada na rua Coronel Gallotti, no centro de Tijucas, tudo que é sucata é reaproveitado.
A empresa tem caminhões que fazem a coleta. São cerca de 150 toneladas de material por mês. Em um galpão, é feita a triagem de toda sucata que chega. Os funcionários desmontam as peças e separam cada tipo de material, que depois é pesado e catalogado.
Os produtos ficam estocados em baias. O aço é o material com maior volume na reciclagem – representa 60% de tudo que a empresa coleta. É no alumínio que está o maior lucro dos empresários. Os empresários Dinho e Tita como são conhecidos., acreditam bastante no crescimento da empresa em função da evolução da consciência das pessoas e um aprimoramento da legislação.
Prensado e vendido
Toda a sucata recolhida é separada e classificada. Depois, cada tipo de material é prensado em blocos para ser revendido para as indústrias.
Com o alumínio se faz uma infinidade de materiais, na área de construção civil, os perfilados; na área de doméstico, as panelas; na área de indústrias as latinhas.
Na terceira fase da reciclagem o alumínio é transformado em lingote. E é com ele que são fabricadas as caixinhas usadas para a distribuição de energia elétrica e da rede de telefonia.
A grande vantagem do segmento industrial é que o alumínio é 100% reciclável. E esses materiais podem fazer parte dessa cadeia produtiva, e certamente um material nosso, que já foi utilizado, será utilizado novamente para fabricação de novos produtos.