Foto: Diarinho\ Divulgação
Um menino de 9 anos com hidrocefalia, morador de Itajaí, faleceu nesta sexta-feira (31), no hospital Pequeno Anjo. A família do menino optou por doar os órgãos da criança e ajudar a salvar a vida de três pessoas que esperavam nas enormes filas de espera.
O coração foi levado para São Paulo e quem recebeu foi Miguel Carvalho Vieira Manuel, 5 anos, que estava na fila de espera a cerca de 5 meses devido a uma disfunção que causa arritmias. Miguel está internado no Hospital da Criança e Maternidade (HCM), de Rio Preto, interior de São Paulo.
Segundo informações, o hospital fretou um avião e o chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica de SP veio buscar o órgão em Itajaí. O médico desembarcou no aeroporto de Navegantes e foi de helicóptero até o Pequeno Anjo em Itajaí.
O transplante de coração foi realizado no final da tarde de sexta-feira (31) e foi um sucesso. “Correu tudo bem. O coração está batendo bem, a pressão sanguínea está boa, era um coração muito compatível de tamanho. Nossa criança tinha 19 quilos e recebeu de uma de 22 quilos, então as estruturas se encaixam perfeitamente”, disse Ulisses Croti, chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica do hospital. O menino ficará 15 dias na UTI sendo observado de perto.
Não foi informado para onde foram encaminhados os rins e o fígado, que também foram doados.