Fotos: Karina Peixoto Silva/Divulgação
Oito atletas que compõem a equipe do Colégio Aplicação Univali de Tijucas foram convocados para integrarem a Seleção Brasileira de Tchoukball, que já está nos preparativos para a disputa do Panamericano Tchoukball Championship, que será realizado no próximo ano. A equipe, que é a única do Sul do Brasil, vem conquistando vários adeptos e vem participando de diversas competições em todo o País.
“Quando iniciamos, nossa equipe era apenas a décima quinta colocada no ranking da Associação Brasileira de Tchoukall, hoje já somos o sexto melhor time do Brasil”, festeja o Professor Maurício Ferri Schmitz, capitão da equipe de Tijucas e grande incentivador da modalidade, que a cada dia cresce em Santa Catarina.
O prefeito de Tijucas, professor Eloi Mariano Rocha, que já havia recebido integrantes da equipe recentemente, recebeu novamente a visita dos atletas do time de Tchoukball do Colégio de Aplicação Univali, que levaram de presente uma medalha de participação. O superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Betinho Giacomossi, também recebeu a medalha como homenagem.
A Administração Municipal de Tijucas, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), demonstrou total apoio à categoria, com o pagamento de inscrições para os atletas do time chamado FME Nanos Univali Tchoukball, em competições. De acordo com os professores Paulo Roberto Regis Júnior e Maurício Ferri Schmitz, treinador e capitão do time respectivamente, a atitude é motivo de muita gratidão.
Conhecido como o “Esporte da Paz”
Criada na década de 1960, na Suíça, pelo médico Hermann Brandt, as regras do Tchoukball baseiam-se em resultados de estudos da fisiologia, da psicologia e da sociologia. Apenas o sucesso de combinações táticas e movimentos técnicos permite vencer o jogo, ou seja, não há contato físico.
É um esporte coletivo, jogado entre duas equipes formadas por cinco jogadores cada, em uma quadra com as dimensões da quadra de basquete (regras oficiais), com uma bola e dois quadros (semelhantes a trampolins, inclinados a 45º, posicionados nas pontas da quadra – um em cada lado).
A Associação Brasileira de Tchoukball é reconhecida e afiliada à Federação Internacional de Tchoukball desde 2000 e, desde então, o Brasil mantem esforços para participar dos eventos mundiais. O Tchoukball é mundialmente conhecido como o “Esporte da Paz”.
Os convocados
Maurício Ferri Schmitz
Guilherme Schmitz Daniel
Solano Manoel Inocêncio
Rafael Piva Santos
Igor Roberto Ferraz
Jeferson Ademir de Lima
José Augusto Weber
Guilherme Tomaz Silva
Texto: /Marinho Adriano (FME)