Fotos: /Divulgação
A partir da última segunda-feira (14), a nova carteira de identidade passou a valer em Santa Catarina. A carteira é mais moderna e tecnológica. O novo formato do documento vem com dispositivos para aumentar a segurança contra falsificação e tem tamanho reduzido.
No novo RG é possível colocar documentos como título de eleitor, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Reservista, Carteiras Funcionais, Carteira de Trabalho e Previdência Social, PIS/PASEP. A pessoa só precisa apresentar os documentos originais quando for fazer o novo RG. Esta nova versão do documento também terá informações como tipo sanguíneo, nome social e se a pessoa tem alguma doença crônica, alergia a algum remédio ou deficiência.
O documento antigo continua em vigor. A primeira via é gratuita e a segunda via pode ser feita por R$ 37,55.
A novidade é o QR Code, que ficará no verso do documento. Aproximando o celular deste código, os policiais agora verificam na hora se o RG é verdadeiro e puxam a ficha da pessoa. Este modelo também é o que traz mais detalhes para evitar falsificações até hoje.
O novo modelo atende a um decreto federal de 2018, que padroniza as novas cédulas de identidade.
