Foto: Adalberto Garcia/TopElegance
Bancários de todo o país devem entrar em greve nesta terça-feira (6) depois de rejeitar a proposta oferecida pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Em Santa Catarina a maioria das agencias já aderiram a paralização. Na região do Vale do Rio Tijucas, não é diferente, apenas Canelinha segue operando normalmente.
As reivindicações incluem reajuste salarial, reposição inflacionária de 5%, antecipação e reajuste na participação dos lucros, aumento do piso salarial, aumento do vale-alimentação, melhores condições de trabalho e plano de carreira.
Quem tem conta para pagar e não dispõe de cartão para uso do caixa eletrônico, pode recorrer às agências lotéricas e até lojas de departamentos que aceitam a quitação de diversas contas. Mas o cliente que precisa sacar dinheiro na boca do caixa deve entrar em contato com o banco, por telefone, e solicitar uma alternativa, orienta a associação.
Serviços
As pessoas que movimentam contas pela internet ou nos caixas eletrônicos não devem ser afetadas pela paralisação, pois esses serviços devem continuar a funcionar normalmente. A Proteste Associação de Consumidores lembra que o consumidor está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor para responsabilizar o estabelecimento, caso seja penalizado com cobrança de multa e juros se não tiver, de forma alguma, como fazer o pagamento em consequência da greve.
Nesse caso, o cliente deve formalizar a reclamação por meio de uma carta ao banco, aos cuidados do gerente, relatando os fatos e requerendo as providências cabíveis. Além disso, acrescenta a Proteste, o consumidor poderá registrar uma queixa no Banco Central e procurar os órgãos de defesa do consumidor.