Fotos: /Divulgação
Começaram nesta segunda-feira (30) as obras para construir a BC Big Wheel, a roda-gigante que deve se tornar o novo ponto turístico de Balneário Camboriú. A expectativa é de que o novo empreendimento fique pronto em setembro de 2020.
Os trabalhos de medição do local e a supressão da vegetação começaram ainda na semana passada. Na manhã desta segunda-feira, iniciou-se a montagem do tapume do canteiro de obras.
Já a estrutura da roda-gigante é produzida no exterior. A base é produzida na China, as cabines na Holanda e os sistemas eletrônicos são feitos na Alemanha. Toda a estrutura virá para o Brasil em partes, para ser montada e estar funcionando na próxima temporada 2020/2021.
De acordo com informações de Ricardo Fiedler, um dos empreendedores, “ O equipamento será moderno, e estará linkado com os principais trades turísticos. Hoje as grandes cidades turísticas do mundo têm uma roda gigante. Londres, Paris, e Miami também está fazendo agora. E a gente quer colocar Balneário nesse epicentro turístico mundial", disse.
Como será a roda-gigante
A BC Big Wheel terá 65 metros de altura, tamanho de um prédio de 20 metros, e contará com 32 cabines climatizadas. A atração ficará em uma área verde privada de 37.500 m2, no costão da Barra Norte, e contará com uma estrutura que vai se conectar ao Deck do Pontal Norte, além de áreas de convivência, banheiros, segurança, iluminação e Wi-fi.
O acesso ao local será público e deverá ser cobrado só o que for consumido. Similar à de Londres, a roda-gigante catarinense poderá funcionar durante a noite. O passeio deverá ficar entre R$ 20 e R$ 30.
Parque Ambiental
O projeto do empreendimento está pronto desde 2016. De lá para cá, aconteceu uma audiência pública para discutir a obra, foi criada uma lei municipal para autorizar a construção e a justiça recebeu duas denúncias contra o empreendimento. Nos dois casos o parecer foi favorável.
A empresa afirma que apenas 1% da área do empreendimento será desmatada para a construção da roda-gigante, o restante, 99%, será preservado. Mais de 100 medidas mitigatórias foram firmadas entre o empreendimento e o Município de Balneário Camboriú. São ações que vão desde contrapartidas, como, por exemplo, a vigilância e manutenção do Deck do Pontal Norte, até o uso de lâmpadas especiais, para que a iluminação da Big Wheel não interfira na fauna local.

