Um socorrista do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel e Urgência), divulgou nas redes sociais um vídeo relatando que a equipe teria sido vítima de falsa comunicação, conhecida como “trote”. O caso ocorreu na manhã desta sexta-feira (26), em Itapema.
Profissionais empenhados em salvar vidas, os socorristas Alexsandro Rott Cutti e Fernanda da Silva Siqueira, receberam um chamado de tentativa de suicídio em um viaduto da BR-101. A dupla se deslocou até o local onde foi constatada a brincadeira de mal gosto.
A equipe triste com a situação postou nas redes sociais um vídeo expressando sua opinião referente ao caso e conscientizando a população sobre informações falsas.
O SAMU é um serviço de referência pré-hospitalar que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam com a maior brevidade possível.
O trote aos serviços de emergência é um crime previsto no Código Penal. Quando identificado, o autor é enquadrado no artigo nº 340 do Código Penal: falsa comunicação de crime ou de contravenção, cuja pena é detenção de um a seis meses ou multa.