Foto: Adalberto Garcia/TopElegance
Um ciclone previsto para chegar em Santa Catarina entre esta sexta-feira (19) e amanhã sábado (20) posteriormente trazendo uma frente fria deverá aumentar a intensidade das chuvas na Região do Vale do Rio Tijucas. O acúmulo de água poderá ficar entre os 60 e 80mm.
No sábado e domingo (21 e 22), são esperadas rajadas de vento sul que podem variar entre 70 a 90 km/h, especialmente no Litoral de SC, devido à intensificação do ciclone próximo da costa Sul do Brasil. Há também possibilidade de neve no Planalto do Estado nos períodos da noite de sábado e na madrugada e manhã de domingo (21 e 22/08).
Nos dias (20) e (22) o fenômeno da maré alta deve provocar alagamentos novamente nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Na última quarta-feira (17) ruas de Tijucas foram alagadas pelo mesmo fenômeno. Há também possibilidade de neve no Planalto do Estado nos períodos da noite de sábado e na madrugada e manhã de domingo (21 e 22/08).
Avisos
Confirmando-se as previsões meteorológicas e maregráficas, poderemos ter problemas de alagamentos nas vias públicas em Tijucas com a influência da maré. Devido à chuva prevista, as condições hidráulicas estarão prejudicadas para escoar o excesso hídrico. Caso os valores de chuva superem em muito os 100 mm previstos, poderemos ter inundações em algumas bacias hidrográficas. Recomendamos acompanhar o monitoramento hidrológico na página da Epagri/Ciram no item Rios On Line.
Recomendações da Defesa Civil
Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!
Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.