Foto: Elson Lopes/TopElegance
A Empresa Soffer Sucatas, localizada na rua Coronel Gallotti, no centro de Tijucas tem se tornado um exemplo quando o assunto é reciclar metal pesado. Ela ainda contribui com o meio ambiente transformando lixo em matéria prima e gerando emprego.
A reciclagem é um conceito difundido atualmente tanto nos sistemas produtivos como para fins de pesquisa. Abordaremos em seguida de uma maneira um pouco diferente sobre o tema com base nos metais.
Metal: Breve definição, classificação, propriedades e aplicabilidade
Todos sabemos que o metal é um produto muito utilizado em nosso dia a dia. Nos veículos, na construção civil (aço), nas ferramentas, nos utensílios domésticos, nas aplicações elétricas (cobre), alumínio e também com os menos conhecidos, como o zircônio (indústria de joias), e titânio (indústria aeroespacial), são exemplos que estão presentes em grandes quantidades.
Os metais possuem várias propriedades das quais podemos destacar, por exemplo, a condutividade elétrica/térmica (devido a presença de grande quantidade de elétrons na superfície que facilita os seus movimentos), sua conformabilidade (transformar em objetos com forma definida), sua maleabilidade (podendo ser moldados sem quebrá-los), e sua elevada resistência mecânica.
Os metais podem ser divididos em dois grupos: os ferrosos, (ferro e aço) e os não-ferrosos (alumínio, cobre e suas ligas, que são latão e bronze, chumbo, níquel e zinco). Há um maior interesse na reciclagem de metais não-ferrosos, devido ao valor de uso da sucata, mesmo assim é alta também a procura pela sucata de ferro e aço.
Reciclagem: um alento para todos
Como definição, temos a reciclagem como o processo no qual resíduos de produtos que já foram consumidos e objetos que seriam descartados no meio ambiente, por serem considerados inutilizáveis, são reinseridos no ciclo produtivo através da sua utilização como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Por isso, hoje a ideia de reciclagem é muito difundida, além de que se percebe que há um maior rigor para com as indústrias quanto ao destino final de resíduos, devido à nova legislação em vigor, a qual as empresas têm que se adequar. Em 2010, foi promulgada a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que possui como premissa a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável.
A metalurgia e a reciclagem se cruzam na História, pois as sucatas são geralmente as matérias-primas mais convenientes na fundição, não havendo também perdas de qualidade no processo.