Foto: Antônio Morari
Um visitante inusitado esteve na Praia das Vieiras, em Porto Belo, neste final de semana. Um leão marinho macho jovem foi avistado a princípio no sábado (04) e deixou a cidade nesta terça-feira (07). O indício é de que a estadia na cidade tenha ocorrido para que o animal pudesse descansar após longos dias de viagem.
O Grupo de Operações e Resgates (GOR) foi acionado no sábado pela Central da Polícia Militar para atender uma ocorrência de animal marinho no Costão de Porto Belo, o Grupo entrou em contato com a FAMAP - Fundação do Meio Ambiente da cidade e se dirigiram até o local para verificar a informação.
O Projeto de Monitoramento da Bacia de Santos (PMP-BS) também foi acionado e auxiliou no acompanhamento do animal durante todos os dias em que esteve em Porto Belo.
O biólogo Carlos Alberto Rocha, da FAMAP, informou que é comum esse tipo de animal descansar por dias seguidos no mesmo local, durante viagens. O leão marinho foi acompanhado pela equipe durante todos os dias em que esteve na cidade em sigilo para evitar incômodo, e após divulgação de fotos por parte de populares em redes sociais, o local foi isolado para que o animal tivesse o máximo possível de proteção e descanso.
O leão marinho ainda foi visto no amanhecer desta terça-feira na praia, mas em uma segunda visita, ainda pela manhã, já não estava no local.
Entenda a diferença entre leão e elefante marinho:
Leão-marinho
> Tamanho e peso: um macho mede até dois metros e pesa de 800 a mil quilos
> De onde vem e por que vem: aparecem durante o inverno e a primavera. Vivem em colônias no Rio Grande do Sul, mas não se reproduzem no Brasil. Alguns vêm da costa da Argentina. O leão marinho fica em molhes, junto às pedras. Mas no inverno, é possível encontrar alguns na praia, principalmente no litoral gaúcho e, às vezes, no Litoral Sul de SC
Elefante-marinho
> Tamanho e peso: um macho mede até seis metros e chega a três toneladas de peso, variando um pouco os valores dependendo de onde vivem. Já as fêmeas não chegam na metade desse tamanho
> De onde vem e por que vem: na época de acasalamento, no final de agosto e começo de setembro, esses animais reúnem-se em grandes colônias, nas quais os machos maiores têm até vinte fêmeas. O mamífero vive nos oceanos Antárctico, Pacífico e Atlântico, tanto no hemisfério sul como no hemisfério norte.