Foto: Eliani Camargo/TopElegance
Eleitores que querem estar em dia com a justiça eleitoral devem se dirigirem aos cartórios da região durante o dia desta quarta-feira (4), prazo final para terem direito ao voto nas eleições deste ano. Durante a semana filas foram registradas nos locais de atendimentos, muitas pessoas deixaram para a última hora a legalização do documento.
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos, conforme o artigo 14 da Constituição Federal. Pode se inscrever para votar o jovem que completar 16 anos até o dia da eleição, em 2 de outubro.
Documentos
Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral com documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de quitação militar para os homens. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte não são aceitos para efeito de inscrição eleitoral.
No caso de transferência, o cidadão deve levar o título de eleitor, comprovantes de votação ou de justificativa feita em eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.