Foto: GOR
Após a apreensão de duas redes ilegais de pesca realizada pelo GOR (Grupo de Operações e Resgate), em Porto Belo, Pedro Henrique ds Silva, presidente do grupo prestou alguns esclarecimentos em relação a captura das redes e o motivo da grande quantidade de animais marinhos encontrados mortos nas praias da região.
Pedro informou que as redes ilegais apreendidas eram do tipo "boiada" e foi encontrada na Praia do Perequê, na tarde desta terça-feira (31). Elas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil de Porto Belo. De acordo com o presidente do GOR devido ao inverno os animais migram e durante o percurso muitos morrem.
"A morte dos animais está ocorrendo por causa da exaustão deles, que vem da Patagônia até aqui e muitas vezes ficam fracos e não encontram comida. No entanto a grande quantidade de mortes de golfinhos, tartarugas e pinguins na região é por esse tipo de rede ilegal, como a que apreendemos. Estamamos realizando constantes fiscalizações na praia pra coibir essas práticas", explicou o presidente do GOR.
Ainda segundo o líder do GOR a escolha por este tipo de rede se dá pelo fato de ela se estender desde a superfícia até o fundo, pescando uma quantidade maior de peixes. Animais marinhos que precisam ir até a superfície para respirar são impedidos pelas redes e acabam se afogando.
Foto: GOR