Foto: Tribuna de Ganchos/Divulgação
Tijucas incluído na lista de municípios suspeitos de fraudar benefícios da pesca recebeu na manhã desta sexta-feira (08) a visita da Policia Federal em mais uma ação no combate ao crime. No total a PF cumpre na manhã desta sexta-feira (08) 15 mandados de busca e apreensão. Junto com Tijucas estão recebendo também a operação outras seis cidades, entre elas Governador Celso Ramos, Biguaçu, Palhoça, Bombinhas, São José e a capital Florianópolis.
As operações, denominadas Suíte dos Pescadores, A Isca e o Anzol e Canto da Sereia, investiga fraudes no pagamento do seguro-defeso, benefício concedido ao pescador artesanal profissional em períodos em que o mesmo é proibido de pescar para preservar o período de reprodução dos peixes.
A COINP (Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária da Secretária de Previdência). Participa das ações dando apoio aos policiais que trabalham para combater a criminalidade que se instalou na classe dos pescadores.
As investigações já apuraram cerca de 200 casos com indícios de irregularidades no recebimento do seguro-defeso em apurações que tiveram inicio em 2016. A polícia apurou ainda que quase todos os casos são mulheres.
Os policiais estão em busca de provas materiais e interrogando suspeitos em todos os municípios com indícios que as fraudes estejam instaladas.