Foto: Suian Oliveira/TopElegance
Um temporal de chuvas acompanhado de raios e trovões transformou o dia em noite na tarde desta sexta 18 de maio na região. Pouco depois das 17h nuvens carregadas escureceram o céu, fazendo com que as pessoas que estavam nas ruas procurassem abrigos.
A (Epagri/Ciram) alertou para pancadas de chuva e temporais isolados nesta sexta-feira (18). Final de semana com ventos fortes, mar agitado e frio em Santa Catarina.
Alerta para o fim de semana
Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.
Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.
Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!
Mar agitado: perigo a navegação e a atividades de pesca.
Ressaca: Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.