
Cédula de real (imagem ilustrativa) — Foto: Oleg Yunakov/Wikimedia Commons (CC BY-SA 4.0)
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar em 24 de novembro os benefícios referentes ao mês, mas cerca de dois em cada três aposentados e pensionistas só vão receber os valores em dezembro.
Quem ganha acima de um salário mínimo, atualmente em R$ 1.621, terá o depósito entre os dias 1º e 7 de dezembro, assim como parte dos beneficiários que recebem o piso nacional. Segundo dados da folha de pagamento de fevereiro divulgados pelo Ministério da Previdência Social, o país tem 23,3 milhões de benefícios de até um salário mínimo e outros 11,9 milhões acima desse valor.
A data do depósito depende do número final do cartão do benefício, sem considerar o dígito que aparece depois do traço. Em um cartão com a numeração 123.456.789-0, por exemplo, o número usado para consultar o calendário é o 9.
Quem já recebia o benefício no primeiro semestre de 2026 não terá nova parcela do 13º no fim do ano, porque o pagamento foi antecipado pelo governo, segundo o Ministério da Previdência Social. A primeira parcela foi paga entre 24 de abril e 8 de maio, e a segunda, de 25 de maio a 8 de junho. Beneficiários do BPC/Loas e da Renda Mensal Vitalícia não têm direito ao 13º.
Os depósitos referentes a dezembro começam em 22 de dezembro para quem recebe até um salário mínimo e seguem até 8 de janeiro de 2027.
Fonte: ND+