notícia

Reforma de calçadões de R$ 126 milhões no Centro de SP tem poças e rachaduras

Obra no Triângulo Histórico se arrasta há mais de três anos; prefeitura prevê conclusão no primeiro

Por Elson Lopes
27/10/2026 07:50:52

A reforma dos calçadões do Centro de São Paulo, orçada em R$ 126,3 milhões segundo a prefeitura, apresenta poças d'água, rachaduras e concreto danificado, segundo reportagem do Metrópoles publicada nesta terça-feira (27). A obra abrange ruas do chamado Triângulo Histórico e do Quadrilátero da República e já se arrasta há mais de três anos.

A reportagem percorreu vias como as ruas Sete de Abril, Álvares Penteado, Anchieta e Direita. Na Sete de Abril, grelhas de concreto estavam destruídas sobre bueiros, sinalizados com cones. Na Rua Anchieta, perto da Sé, havia grandes poças seis horas depois de uma chuva.

Rua Direita, no Centro de São Paulo
Rua Direita, no Centro de São Paulo (imagem de arquivo). Foto: joão Scarpi / Wikimedia Commons (CC BY 3.0)

Drenagem e piso

Na Rua Álvares Penteado, um trabalhador relatou que a água voltou para a caixa de um prédio em reforma e alagou um restaurante vizinho. Na Sete de Abril, durante um temporal, a água jorrou de uma tampa de caixa de inspeção e voltou para o quadro de luz de um prédio.

O professor João Virgílio Merighi, do IFSP, apontou falta de continuidade do piso tátil em trechos já refeitos, microfissuras, piso escorregadio e drenagem superficial sem estudo adequado. O professor José Leomar Fernandes Júnior, da USP, fez ressalvas à eficiência do concreto permeável sem tubulação adequada.

O que diz a prefeitura

A Prefeitura de São Paulo afirmou que o novo pavimento "vai garantir maior acessibilidade e segurança aos pedestres". Disse que não fez ensaio de permeabilidade por ter usado materiais porosos e modernizado as galerias, que microfissuras pontuais não indicam necessariamente comprometimento e que ajustes serão feitos se necessário.

Ainda segundo a prefeitura, as tampas da Rua Sete de Abril pertencem à rede antiga e serão substituídas ao fim da reforma, e há estudo para modernizar as grelhas. A conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2027, com a sinalização tátil instalada na etapa final.

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados