notícia

B3 aciona circuit breaker pela 1ª vez desde 2020; dólar dispara 12%

Negociações foram suspensas por 30 minutos na abertura desta segunda (26), dia seguinte à reeleição

Por Elson Lopes
26/10/2026 10:42:04

A B3 acionou o circuit breaker logo na abertura do pregão desta segunda-feira (26), um dia após a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É a primeira vez que o mecanismo é usado desde março de 2020, no início da pandemia, segundo o InfoMoney.

Com a medida, a bolsa suspendeu por 30 minutos as negociações no mercado à vista, em renda fixa privada e em opções referenciadas em ações, BDRs, índices e ETFs. O circuit breaker é acionado em momentos de forte estresse para conter a volatilidade extrema.


Fachada do antigo prédio da Bovespa, no centro de São Paulo (imagem de arquivo). Foto: Wilfredor / Wikimedia Commons (CC BY-SA 4.0)

O Ibovespa futuro chegou a cair cerca de 19%, para a casa dos 168 mil pontos. No câmbio, o dólar comercial operava em alta de 12,12%, cotado a R$ 5,597, às 10h33. Os juros futuros também disparam ao longo de toda a curva.

Mais cedo, antes da abertura, a B3 já havia ampliado de 15% para 20% o limite de queda diária dos contratos futuros do índice, exclusivamente para a sessão desta segunda.

Enquanto isso, os principais índices de Nova York abriram em leve alta. Os números podem mudar ao longo do dia.

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados