notícia

Mais de 1 milhão justificam ausência na 1ª hora; SP troca 52 urnas

Balanço da Justiça Eleitoral aponta alta procura pelos serviços digitais no 2º turno; urnas substitu

Por Elson Lopes
25/10/2026 10:44:00

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou mais de 1 milhão de justificativas de ausência às urnas até as 9h deste domingo (25), uma hora após a abertura da votação do segundo turno. Segundo o balanço, foram 1.015.328 registros de justificativa no período.

No mesmo intervalo, o aplicativo e-Título contabilizou 571 mil emissões, e foram feitas mais de 4,2 milhões de consultas para verificar o local de votação.


Urna eletrônica preparada para o segundo turno. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Urnas substituídas em SP

Em São Paulo, boletim do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) divulgado por volta das 9h30 informou que 52 urnas eletrônicas apresentaram algum tipo de problema e precisaram ser substituídas. O número corresponde a cerca de 0,045% do total de urnas em funcionamento no estado. Das substituídas, 19 estavam na capital paulista e as demais no interior.

O TRE-SP preparou 114.605 urnas para o segundo turno, incluindo as de contingência, que ficam de prontidão para substituições técnicas ao longo do dia.

A votação segue até as 17h (horário de Brasília). Eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral podem justificar a ausência pelo aplicativo e-Título ou nos locais de votação.

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados