notícia

Operação contra abuso sexual infantil na internet termina com prisão em flagrante

GAECO cumpriu mandados em Florianópolis e Pomerode durante investigação de crimes digitais

Por Redação E
21/10/2026 09:17:50

Foto:MPSC / Divulgação

Uma operação de combate a crimes sexuais contra crianças e adolescentes na internet terminou com uma pessoa presa em flagrante na manhã desta quarta-feira (21), em Florianópolis. A ação faz parte da Operação Mariposa IV, deflagrada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO).

Ao todo, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nos municípios de Florianópolis e Pomerode. A prisão ocorreu na Capital, após a identificação de armazenamento de material contendo cenas de abuso sexual infantil.

A operação foi conduzida pelo CyberGAECO, braço especializado do GAECO no combate aos crimes praticados em ambientes virtuais, em apoio à 19ª Promotoria de Justiça da Capital e à 2ª Promotoria de Justiça de Pomerode.

 

Investigação identificou suspeitos na internet

De acordo com o Ministério Público, as investigações identificaram indícios de que pessoas estariam realizando downloads e armazenando arquivos digitais com registros de abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Os suspeitos foram identificados por meio de diligências realizadas no ambiente virtual. Conforme as informações oficiais, os investigados não possuem ligação entre si.

Com os elementos reunidos, foram instaurados procedimentos de investigação criminal nas duas promotorias responsáveis pelos casos.

Os mandados judiciais tiveram como objetivo recolher equipamentos e outros materiais que possam contribuir para a identificação dos responsáveis e o esclarecimento dos crimes investigados.

 

Materiais apreendidos passarão por perícia

Os materiais recolhidos durante a operação serão submetidos a exames periciais e análises técnicas especializadas.

Segundo o Ministério Público, esse trabalho poderá contribuir para identificar possíveis vítimas, esclarecer a origem dos arquivos e verificar a eventual participação de outras pessoas nos crimes investigados.

Até a divulgação das informações oficiais, não haviam sido apresentados detalhes sobre a identidade da pessoa presa ou sobre os resultados das perícias.

 

Operação faz parte de mobilização internacional

A Operação Mariposa integra uma iniciativa internacional de enfrentamento à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes na internet.

A mobilização é coordenada pela Child Rescue Coalition, organização internacional sem fins lucrativos que desenvolve tecnologias para auxiliar investigações relacionadas à proteção da infância.

A iniciativa conta com o apoio de instituições como a INTERPOL, a Homeland Security Investigations (HSI), dos Estados Unidos, e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

A atuação conjunta busca identificar pessoas envolvidas na obtenção, no armazenamento e na circulação de material de abuso sexual infantojuvenil em ambientes digitais.

 

Ministério Público faz alerta aos pais

Diante dos riscos existentes na internet, o Ministério Público reforçou a importância da orientação de crianças e adolescentes sobre privacidade e segurança digital.

O órgão alerta que imagens compartilhadas em conversas privadas ou em situações de confiança podem acabar sendo utilizadas indevidamente e distribuídas sem autorização.

A recomendação é que pais, responsáveis e educadores mantenham diálogo constante com crianças e adolescentes sobre os riscos da exposição digital e a importância de procurar ajuda diante de situações suspeitas.

As investigações relacionadas à Operação Mariposa IV continuam sob responsabilidade do Ministério Público de Santa Catarina.

 

Fonte: Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) — GAECO/CyberGAECO

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados