notícia

Pronto Atendimento de Tijucas passa a ter laudos cardiológicos em até 10 minutos

Eletrocardiogramas feitos na unidade passam a receber avaliação especializada.

Por Maju Cardoso
05/10/2026 16:11:30

O Pronto Atendimento 24 horas de Tijucas passou a contar com suporte especializado para análise de eletrocardiogramas realizados na própria unidade.

A iniciativa ocorre por meio do programa Boas Práticas e permite que os exames sejam avaliados por cardiologistas do HCor.

Imagem: PMT

Laudo pode ficar pronto em até 10 minutos

O eletrocardiograma é realizado no Pronto Atendimento, com o registro das 12 derivações. Em seguida, os dados são encaminhados para análise especializada.

Segundo a Prefeitura de Tijucas, o laudo pode ficar disponível para a equipe médica em até 10 minutos após o envio do exame.

O recurso serve como apoio à tomada de decisão clínica, principalmente em situações nas quais alterações no eletrocardiograma exijam uma avaliação mais rápida.

Cardiologista pode falar diretamente com a equipe

Quando são identificadas alterações no exame, o cardiologista responsável pela análise pode entrar em contato diretamente com a equipe médica do Pronto Atendimento.

Em casos que necessitem de acompanhamento mais próximo, também pode ser realizada uma videochamada para auxiliar na avaliação do paciente em tempo real.

A partir da avaliação, a equipe pode definir a conduta indicada para cada caso, que pode incluir administração de medicamentos ou, quando necessário, transferência para outro serviço de referência.

Recurso amplia suporte no atendimento

A ferramenta passa a funcionar como apoio adicional aos profissionais do Pronto Atendimento 24 horas durante atendimentos de urgência e emergência envolvendo suspeitas ou alterações cardiovasculares.

O recurso não substitui a avaliação do médico responsável pelo atendimento, mas acrescenta suporte cardiológico especializado durante a análise dos exames.

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados