O governador Jorginho Mello (PL) foi reeleito para comandar Santa Catarina por mais quatro anos. A vitória foi confirmada ainda no primeiro turno das Eleições 2026, realizado neste domingo, 4 de outubro. Com a totalização dos votos, Jorginho recebeu 2.942.386 votos, equivalentes a 68,98% dos votos válidos.
O resultado colocou o governador com ampla vantagem sobre os principais adversários. Gelson Merísio (PSB) terminou na segunda colocação, com 668.021 votos, ou 15,66% dos válidos. João Rodrigues (PSD) ficou em terceiro, somando 569.263 votos, correspondentes a 13,35%.
Imagem: Reprodução/ChatGPT
Com mais da metade dos votos válidos, Jorginho Mello garantiu a reeleição sem necessidade de segundo turno para o Governo de Santa Catarina.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), a totalização confirmou 2.942.386 votos para o governador reeleito. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também confirmou oficialmente a vitória com 68,98% dos votos válidos.
Jorginho disputou a eleição pela coligação Fé no Trabalho e Pé na Tábua. O vice-governador eleito é Adriano Silva (Novo).
A segunda colocação ficou com Gelson Merísio, do PSB, que alcançou 15,66% dos votos válidos. João Rodrigues, candidato do PSD, terminou em terceiro lugar, com 13,35%.
A diferença entre Merísio e João Rodrigues foi de 98.758 votos: 668.021 contra 569.263.
Com o resultado, Jorginho Mello inicia um novo mandato à frente do Governo de Santa Catarina após uma eleição definida já no primeiro turno.