notícia

Após 12 anos, Bombinhas recebe novamente a Festa Açoriana

Município voltará a receber a Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina após 12 anos

Por Redação D
21/09/2026 08:00:27

Bombinhas foi escolhida para sediar a 33ª edição da Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, o Açor, em 2027. A definição ocorreu durante a reunião do Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina, realizada em 16 de setembro.

O município já recebeu a festa em 2015, quando sediou a 22ª edição entre 2 e 4 de outubro. Na ocasião, a programação reuniu grupos folclóricos e delegações de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai e Açores, com desfile etnográfico, missa, apresentações de Boi de Mamão, danças açorianas e exposições.

A escolha para 2027 ocorre após anos de ações voltadas à preservação da cultura açoriana em Bombinhas. A Fundação Municipal de Cultura mantém grupos folclóricos e promove atividades de formação sobre açorianidade na rede municipal de ensino. Novas capacitações estão previstas para o início do ano letivo de 2027. Em 2015, mais de 500 profissionais da educação participaram de uma formação preparatória para a realização do evento.

Na edição de 2025, realizada em Barra Velha, Bombinhas participou com a exposição fotográfica “Vidas de Engenho”, do Instituto Boimamão, além de consertada, beiju e apresentações de grupos locais. A Fundação também desenvolve o projeto Pirão Cultural, com atividades que relacionam patrimônio cultural, arte e gastronomia.

Criado em 1994, o Açor é realizado anualmente pelo NEA/UFSC e percorre municípios do litoral catarinense. A programação reúne manifestações relacionadas à herança açoriana, como Boi de Mamão, Terno de Reis, danças, gastronomia e festas do Divino Espírito Santo. A 32ª edição será realizada em Itapema, em novembro de 2026.

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados