
Imagem: Reprodução
O ex-banqueiro Daniel Vorcaro afirmou, em depoimento ao gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, que teria sofrido tortura psicológica, maus-tratos e ameaças veladas durante o período em que esteve preso.
Segundo o relato apresentado no âmbito do caso Banco Master, Vorcaro disse que as supostas pressões tinham como objetivo impedir que ele relatasse fatos relacionados à Polícia Federal em uma eventual negociação de delação premiada.
A declaração foi apresentada ao gabinete de Mendonça, que é relator de investigações relacionadas ao caso. O conteúdo do depoimento passa a integrar o conjunto de informações que deverão ser analisadas pelas autoridades responsáveis pela apuração.
As alegações, no entanto, ainda precisam ser investigadas e comprovadas. O relato de Vorcaro não significa, por si só, que as práticas denunciadas tenham efetivamente ocorrido.
Procurados para comentar as declarações, o advogado de Vorcaro, Daniel Bialski, e o diretor-geral da Polícia Federal não haviam respondido até a publicação da informação.
O caso Banco Master segue cercado por investigações e acusações que envolvem diferentes autoridades e personagens. A apuração deverá esclarecer as circunstâncias da prisão, a existência ou não de eventuais pressões e se houve qualquer tentativa de interferência em uma possível colaboração premiada.