
Imagem: Polícia Civil
Um casal foi preso em flagrante nesta quinta-feira (27), em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, suspeito de manter um laboratório clandestino utilizado para manipular e adulterar produtos vendidos como canetas emagrecedoras.
Segundo a Polícia Civil, o homem, de 45 anos, e a mulher, de 34, são investigados por falsificação e adulteração de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados.
Durante a investigação, os policiais identificaram que a dupla utilizava tirzepatida, substância ativa do Mounjaro, e realizava processos de diluição com solvente. O produto, segundo a polícia, era comercializado como retatrutida, substância cuja comercialização não é autorizada no Brasil.
Os investigadores também descobriram que os suspeitos produziam os próprios rótulos. As embalagens traziam informações em inglês e a bandeira dos Estados Unidos, criando a aparência de que os produtos seriam importados.
Durante as buscas realizadas na residência do casal e em uma sala comercial ligada aos investigados, os policiais apreenderam R$ 27,1 mil em dinheiro, além de uma grande quantidade de produtos, matérias-primas e equipamentos utilizados na preparação e embalagem das substâncias.
Entre os materiais encontrados estavam frascos de tirzepatida e retatrutida, além de oxandrolona, testosterona, primobolan, trembolona, anfetaminas e outros agonistas de GLP-1, utilizados como matéria-prima na produção das chamadas canetas emagrecedoras.
Também foram apreendidos líquidos para cigarro eletrônico contendo THC, substância psicoativa encontrada na cannabis.
A Polícia Científica foi acionada para realizar a perícia no local e analisar os materiais encontrados.
Conforme as informações reunidas durante a investigação, parte dos produtos teria sido fabricada na China e adquirida ilegalmente no Paraguai antes de chegar ao laboratório clandestino em Santa Catarina.
A ação chama atenção para os riscos envolvendo produtos comercializados clandestinamente como medicamentos, principalmente aqueles destinados ao emagrecimento, que podem ter composição, concentração e origem diferentes das informadas nas embalagens.
Após a prisão, o casal foi encaminhado ao Presídio de Itajaí, onde permanece à disposição da Justiça.