
Imagem: ND+
Quem passava pela Praia do Tabuleiro, em Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina, teve uma surpresa daquelas na tarde desta quarta-feira (26). Um lobo-marinho-subantártico apareceu descansando tranquilamente na faixa de areia e acabou virando atração entre os moradores.
O animal foi observado pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que foi acionada para verificar as condições de saúde do visitante.
De acordo com a médica veterinária Mirela Mezadri, trata-se de um macho adulto que estava em boas condições físicas. A respiração estava dentro do esperado e o animal reagiu normalmente à aproximação da equipe.
Durante a avaliação, foi identificado apenas um pequeno ferimento recente no focinho. Segundo o PMP-BS, a lesão não comprometia a saúde do lobo-marinho.
Para garantir que ele pudesse descansar sem ser incomodado, a equipe isolou a área e orientou sobre a importância de manter distância. Apesar de chamar atenção, o comportamento é considerado natural para a espécie, que costuma utilizar praias e costões rochosos como pontos de descanso durante seus deslocamentos pela costa.
Na manhã desta quinta-feira (27), o animal já não estava mais na faixa de areia. Durante o monitoramento, porém, a equipe recebeu a informação de que ele continuava na região, descansando em um costão rochoso próximo ao local onde havia sido encontrado.
A presença de lobos-marinhos no litoral catarinense costuma ser mais frequente entre junho e outubro, período em que esses animais percorrem a costa em busca de alimento e utilizam diferentes pontos para descansar.
Por isso, se você encontrar um desses animais na praia, a orientação é simples: admire de longe. A aproximação pode causar estresse e atrapalhar o descanso do animal. Também não é recomendado tentar tocar, alimentar ou forçar o retorno dele ao mar.
