
Imagem: PRF\SC
Um carro que havia sido roubado há cerca de dois anos foi recuperado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde desta terça-feira (25), em Itajaí. O veículo estava estacionado em frente a uma residência, às margens da BR-101, quando chamou a atenção dos policiais.
Durante a fiscalização, os agentes perceberam que o código QR das placas estava danificado e não permitia a consulta pelos sistemas oficiais. A partir da suspeita, os policiais realizaram uma vistoria mais detalhada nos elementos de identificação do automóvel.
Na inspeção, a equipe conseguiu descobrir a placa original do Fiat Linea e confirmou que havia um registro ativo de roubo. O crime ocorreu em 2024, na cidade de São José, na Grande Florianópolis.
Um casal que estava no local se apresentou aos policiais e afirmou ter comprado o veículo por R$ 25 mil, após encontrar o anúncio em uma rede social.
Diante da situação, o automóvel, o casal e os demais envolvidos foram encaminhados à Central de Plantão Policial de Itajaí para os esclarecimentos necessários. O caso será investigado e poderá ser enquadrado, em tese, como receptação.
O crime de receptação está previsto no Código Penal e, na modalidade básica, possui pena de reclusão de um a quatro anos, além de multa. A responsabilidade dos envolvidos deverá ser definida durante a investigação e eventual processo judicial.
A ocorrência reforça a importância de verificar cuidadosamente a procedência de veículos antes de fechar uma compra, principalmente quando o negócio é realizado por meio de anúncios em redes sociais.