Política

Janja ganha espaço na campanha de Lula e mira ”conquistar” novos eleitores em SC

Primeira-dama terá agenda própria durante a campanha presidencial deste ano

Por Redação C
20/08/2026 00:28:43

Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom

A primeira-dama Janja da Silva deverá ganhar mais espaço na campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026. A participação dela deve incluir compromissos próprios, com foco especialmente em encontros com mulheres e movimentos sociais.

A movimentação ocorre em um cenário particularmente desafiador para o PT em Santa Catarina. Nas eleições presidenciais de 2022, Jair Bolsonaro (PL) terminou o segundo turno com 69,27% dos votos válidos no Estado, enquanto Lula ficou com 30,73%.

O desempenho fez de Santa Catarina um dos estados onde Bolsonaro obteve uma das maiores vantagens sobre Lula naquela eleição. Quatro anos depois, o PT busca ampliar sua presença no Estado durante a nova disputa presidencial.

Janja já começou a assumir um papel mais visível na campanha. No lançamento oficial da candidatura de Lula, realizado no último domingo (16), em São Bernardo do Campo (SP), ela teve participação de destaque e passou a integrar de forma mais evidente a estratégia de comunicação eleitoral.

Em Santa Catarina, o PT também trabalha para fortalecer sua estrutura eleitoral. O partido oficializou a candidatura de nomes para a disputa estadual e afirma que pretende aproximar o projeto nacional da realidade catarinense.

Uma eventual passagem de Janja pelo Estado poderá fazer parte desse esforço de aproximação, mas detalhes sobre uma agenda específica em Santa Catarina ainda precisam ser confirmados oficialmente.

O cenário catarinense, marcado pela forte votação de Bolsonaro em 2022, coloca o Estado como um território eleitoral importante na disputa deste ano.

 

Mais Política

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados