
Imagem: Polícia Federal
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (18) a Operação Barão da Amizade, que investiga uma organização criminosa suspeita de atuar na importação ilegal e comercialização de produtos proibidos no Brasil, além de lavagem de dinheiro. Entre os municípios onde a operação foi realizada está Nova Trento, no Vale do Rio Tijucas.
Ao todo, são cumpridos 30 mandados de busca e apreensão em cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em SC, além de Nova Trento, a operação também ocorre em Tubarão.
A ação conta com apoio da Receita Federal e da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Santa Maria (RS).
A Justiça Federal determinou ainda o bloqueio de até R$ 37,8 milhões em contas dos investigados, além do sequestro e da indisponibilidade de veículos e imóveis. Também foram aplicadas 65 medidas cautelares, incluindo monitoramento eletrônico, proibição de contato entre investigados, restrições para deixar a comarca e obrigação de comparecimento periódico à Justiça.
Segundo a investigação, o grupo teria utilizado principalmente a fronteira entre Brasil e Uruguai para importar ilegalmente cosméticos e produtos farmacêuticos que dependem de autorização da Anvisa. Os investigadores também apontam a entrada irregular de cigarros eletrônicos pela fronteira entre Brasil e Paraguai.
A Polícia Federal identificou ainda mecanismos que teriam sido utilizados para esconder ou disfarçar a origem do dinheiro obtido com as atividades investigadas.
Os envolvidos poderão responder, conforme a participação de cada um, por crimes como organização criminosa, contrabando, descaminho e lavagem de dinheiro, além de outros delitos que possam ser identificados durante o avanço das investigações.
A presença da operação em Nova Trento chama atenção para a dimensão interestadual da investigação, que envolve um esquema com ramificações em diferentes regiões do país.
