
Imagens: PMT
A Semana Municipal do Pescador começou oficialmente na noite desta quinta-feira (25) com uma importante notícia para quem vive da pesca em Tijucas. Durante a solenidade realizada na Colônia de Pescadores Z-25, a Prefeitura anunciou R$ 665 mil em investimentos destinados ao fortalecimento da atividade pesqueira no município.
Os recursos serão aplicados na compra de equipamentos, melhorias na infraestrutura e ampliação da estrutura da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura, beneficiando diretamente os pescadores e suas famílias.
Entre os investimentos anunciados estão R$ 100 mil para a aquisição de um veículo Fiat Strada, R$ 200 mil destinados à compra de 200 Kits Pescador, contendo equipamentos de proteção individual, ferramentas e materiais de trabalho, R$ 300 mil para a construção da futura Praça do Pescador e R$ 65 mil para a aquisição de uma embarcação de apoio às atividades pesqueiras e aos esportes náuticos.
Durante o evento, também foram entregues oficialmente o novo veículo e a embarcação, que passam a integrar a estrutura da Secretaria de Pesca e Aquicultura, ampliando o atendimento aos profissionais da área.
Instituída pela Lei Municipal nº 2.836/2021, a Semana Municipal do Pescador tem como objetivo reconhecer a importância histórica, cultural, econômica e social da pesca artesanal para Tijucas. A programação segue até segunda-feira (29), com atividades como torneio de dominó, desfile de embarcações, ações do projeto Barco Escola e outras iniciativas voltadas à valorização da categoria e ao fortalecimento das tradições ligadas ao Rio Tijucas.
A expectativa é de que os investimentos contribuam para melhorar as condições de trabalho dos pescadores, incentivar o desenvolvimento do setor e fortalecer uma das atividades mais tradicionais do município.

