
Na manhã deste sábado (30), dois veículos foram flagrados realizando manobras perigosas na BR-282, em São José. Enquanto um dos carros "fritava pneus" em plena via expressa, outro seguia ao lado registrando a ação, com uma pessoa aparentemente filmando pela janela.
Para alguns, a cena pode parecer divertida ou impressionante. Mas, na prática, trata-se de uma atitude irresponsável que coloca em risco a vida de dezenas de pessoas que utilizam a rodovia.
Além do perigo, esse tipo de conduta é considerado infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, sujeita a multa que pode ultrapassar R$ 2,9 mil, suspensão do direito de dirigir e remoção do veículo.
Estamos encerrando o Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização por um trânsito mais seguro, e ainda nos deparamos com situações como essa.
O que mais revolta muita gente é a sensação de injustiça. Quantos trabalhadores têm seus veículos recolhidos por irregularidades simples, muitas vezes após um dia inteiro de trabalho? Enquanto isso, cenas de direção perigosa em meio ao trânsito parecem acontecer sem qualquer consequência imediata.
Um erro não justifica o outro. As leis devem valer para todos. Mas é impossível não questionar quando atitudes que colocam vidas em risco acabam, muitas vezes, ficando impunes. Porque uma brincadeira no trânsito pode terminar em tragédia.
Imagem: @ricardopastrana