O Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux – Hospital Azambuja, em Brusque, anunciou a ampliação de sua capacidade com a criação de 64 novos leitos de internação. A iniciativa, divulgada recentemente pela instituição, tem como objetivo fortalecer o atendimento hospitalar na região, com a maior parte das vagas destinada a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A expansão será viabilizada por meio de recursos públicos e privados. Do total de leitos, 34 serão implantados com valores arrecadados em campanha junto ao empresariado local, que somou R$ 2,72 milhões. Os outros 30 leitos integrarão a nova Torre de Alta Complexidade, prevista na segunda etapa das obras, com financiamento do Governo de Santa Catarina e contrapartida do próprio hospital.

Os leitos custeados pela iniciativa privada serão instalados no espaço atualmente ocupado pela área administrativa da instituição. Para isso, a administração será transferida, permitindo a adaptação da estrutura para uso assistencial.
Segundo o diretor administrativo, Gilberto Bastiani, a ampliação responde à crescente demanda por internações na unidade. De acordo com ele, o hospital vem registrando aumento no fluxo de atendimentos, o que torna necessária a expansão da estrutura.
A mobilização empresarial foi destacada pela direção da instituição como fator decisivo para viabilizar parte do projeto em curto prazo. Representantes do hospital ressaltaram a importância da colaboração entre setor público e privado para o fortalecimento da rede de saúde regional.
As obras estão previstas para começar ainda no mês de abril, com prazo estimado de seis meses para conclusão. Após a entrega, o Hospital Azambuja passará a contar com 290 leitos, ampliando a capacidade de atendimento à população de Brusque e municípios da região.