AO VIVO

Política

Moraes abre inquérito contra Flávio Bolsonaro por suposta calúnia contra Lula

Investigação foi solicitada pela Polícia Federal após publicação em rede social; apuração deve ser c

Por Redação D
15/04/2026 10:00:57

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de inquérito para investigar o senador Flávio Bolsonaro por suposta calúnia contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão foi tomada na segunda-feira (14), a partir de pedido da Polícia Federal com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República.

A investigação tem como base uma publicação feita por Flávio Bolsonaro na rede social X, em janeiro de 2026, na qual o senador associou imagens do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ao presidente brasileiro, acompanhadas de declarações que mencionavam supostos crimes.

 

 

Segundo a Polícia Federal, o conteúdo foi divulgado em ambiente público e acessível a um grande número de pessoas, com imputação de fatos criminosos ao chefe do Executivo federal.

Na decisão, Moraes destacou que a publicação menciona a possibilidade de o presidente ser “delatado” e faz referência a crimes como tráfico internacional de drogas e armas, lavagem de dinheiro e apoio a organizações ilícitas.

Com a abertura do inquérito, o ministro determinou o envio dos autos à Polícia Federal, que terá prazo de até 60 dias para adotar as providências cabíveis e avançar nas investigações.

O caso será apurado para verificar se houve prática de crime contra a honra do presidente da República. Até o momento, não há conclusão sobre eventual responsabilização.

Mais Política

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados