A Prefeitura de Itapema realizou, na segunda-feira (13), uma reunião entre as secretarias de Segurança Pública e de Cultura, pescadores da Colônia Z-19 e órgãos municipais para alinhar medidas de segurança e organização da pesca da tainha no município.
O encontro definiu ações conjuntas para organizar os pontos de arrasto nas praias, com o objetivo de reduzir riscos, melhorar a circulação de pessoas e garantir o ordenamento das atividades durante a temporada.

Entre as medidas estabelecidas, foi reforçada a atuação da Guarda Municipal no suporte em terra, com foco na organização dos espaços, apoio às operações de pesca e manutenção da segurança nos locais de maior movimentação.
Também foi apresentada a preparação da Guarda Municipal Ambiental, com capacitação específica dos agentes para atuação em áreas relacionadas à pesca artesanal, ampliando o suporte às atividades tradicionais.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a atuação integrada busca garantir condições seguras para os pescadores ao longo da safra. Já a Secretaria de Cultura destacou a importância da pesca da tainha como patrimônio cultural do município.