Um novo sistema de transporte coletivo está em fase avançada de implantação no Litoral Norte de Santa Catarina e deve conectar 11 municípios com mais eficiência e tecnologia. O BRT (Bus Rapid Transit), desenvolvido pela Amfri (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí), já teve financiamento internacional aprovado pelo Senado Federal e aguarda a formalização do contrato, prevista para o primeiro semestre deste ano.
O projeto prevê a integração entre Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo. A proposta busca reconfigurar a mobilidade urbana regional por meio de ônibus rápidos e elétricos que circularão em corredores exclusivos, reduzindo o tempo de deslocamento e aumentando a previsibilidade das viagens.

A estrutura do sistema será organizada em três subsistemas operacionais: o eixo Sul, ligando Bombinhas a Camboriú; o eixo Central, conectando Camboriú ao aeroporto de Navegantes; e o eixo Norte, que seguirá do aeroporto até Balneário Piçarras. O modelo também inclui linhas circulares em cidades estratégicas, como Balneário Camboriú e Camboriú, além de conexões específicas entre municípios, ampliando a capilaridade do transporte.
Segundo a coordenação do projeto Promobis, o BRT é inspirado em experiências consolidadas no Brasil, incorporando soluções tecnológicas contemporâneas. Os veículos serão equipados com piso baixo, acessibilidade universal e operarão com alta frequência, visando conforto e eficiência.
Outro diferencial é a implementação do conceito de Mobilidade como Serviço (MaaS), que permitirá ao usuário planejar seus deslocamentos por meio de aplicativos, integrando o transporte coletivo a outros modais, como bicicletas e patinetes.