O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, deixará o cargo no dia 1º de março para disputar uma vaga de deputado estadual pelo Partido Liberal nas eleições deste ano. A informação foi confirmada pelo próprio delegado.
No comando da instituição desde 10 de janeiro de 2023, por indicação do governador Jorginho Mello, Ulisses afirmou que cumprirá o prazo de desincompatibilização previsto na legislação eleitoral, que exige afastamento de, no mínimo, seis meses antes do pleito.

Servidor de carreira há 22 anos, sendo 19 como delegado de polícia, ele ingressou na corporação em 2007 e atuou em unidades como a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, em Criciúma, além de ter sido titular nas delegacias de Orleans e Urussanga.
Em 2020, Ulisses Gabriel assumiu cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina por 45 dias, como suplente do deputado Milton Hobus. Em 2018, foi eleito segundo suplente com 28.183 votos.
Durante sua trajetória na Polícia Civil, participou de investigações de repercussão estadual, incluindo a mobilização envolvendo o caso do cão Orelha e operação no Sul do Estado que apurou comercialização irregular de carne de equinos para consumo humano.
Com a saída, o governo estadual deverá anunciar nos próximos dias o nome que assumirá o comando da Polícia Civil.