Santa Catarina deve enfrentar nesta quinta-feira (19) o ápice da onda de calor que atinge o Brasil, com previsão de temperaturas acima dos 40°C em algumas regiões. O fenômeno também impacta outros cinco estados, segundo dados da Meteored.
De acordo com a previsão, a elevação das temperaturas é causada pela atuação de uma massa de ar quente posicionada sobre o Paraguai e o norte da Argentina. O Extreme Forecast Index (EFI) indica condições climáticas incomuns ou extremas em grande parte do país ao longo do dia.

A partir de sexta-feira (20), a chegada de uma frente fria deve provocar queda nas temperaturas em parte do território nacional. Mesmo assim, áreas de Mato Grosso do Sul, norte do Paraná, oeste de São Paulo e sul do Mato Grosso ainda podem registrar calor intenso.
Em Santa Catarina, além do calor, há previsão de instabilidade. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para tempestades a partir de sexta-feira (20). A previsão aponta possibilidade de chuvas de até 100 milímetros por dia e rajadas de vento que podem alcançar 100 km/h.
Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de granizo, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos. A tendência é de redução gradual das temperaturas no sábado (21) e domingo (22), com avanço de uma massa de ar frio após a passagem do sistema frontal.