O município de Camboriú foi alvo de mandado de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (11), durante a Operação Somnus, deflagrada pela Polícia Federal para investigar a atuação de brasileiros em uma rede internacional suspeita de divulgar e compartilhar vídeos de abusos sexuais contra mulheres em estado de sedação.
Ao todo, foram cumpridos três mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Ceará, Pará, Santa Catarina e Bahia. A ação é resultado de investigação iniciada em 2025, a partir de informações obtidas por meio de cooperação policial internacional coordenada pela Europol, com participação de mais de 20 países.

Segundo a Polícia Federal, sete brasileiros são investigados por possível envolvimento no esquema. As apurações apontam a existência de redes transnacionais voltadas à difusão desse tipo de conteúdo. Mensagens atribuídas aos suspeitos indicariam discussões sobre o uso de medicamentos com efeito sedativo.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos celulares, computadores, dispositivos de armazenamento e outros equipamentos eletrônicos, que serão analisados no curso das investigações.
As condutas investigadas podem se enquadrar nos crimes de estupro de vulnerável e divulgação de cena de estupro, além de outras tipificações penais em apuração. A investigação também se baseia na Lei nº 13.642/2018, que atribui à Polícia Federal a competência para apurar crimes praticados pela internet que envolvam conteúdo misógino.
A Polícia Federal informou que as investigações seguem em andamento.