Uma nova frente fria deve provocar temporais em Santa Catarina a partir desta quinta-feira (12), com maior intensidade na sexta-feira (13), quando a Defesa Civil emitiu alerta laranja para chuva forte, rajadas de vento e risco de alagamentos e enxurradas em diversas regiões do Estado.
Segundo o órgão estadual, os temporais isolados começam entre a tarde e a noite de quinta-feira, inicialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. O risco é considerado baixo a moderado para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e pontos de alagamento.

Na sexta-feira, a instabilidade se intensifica em todas as regiões catarinenses. A previsão indica temporais acompanhados de raios, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo. Entre o Vale do Itajaí e o Litoral Norte, há condições para chuva intensa em curto intervalo de tempo, elevando o risco de alagamentos e enxurradas.
Na madrugada de sábado (14), a tendência é de diminuição dos temporais, mas a chuva deve persistir no Litoral. No Litoral Sul, o risco para alagamentos e enxurradas permanece elevado.
Além do alerta para temporais, a Defesa Civil também emitiu aviso amarelo para calor intenso entre quarta-feira (11) e sexta-feira (13), em razão da atuação de uma massa de ar quente. No Grande Oeste e no Litoral Sul, as temperaturas máximas devem variar entre 34°C e 37°C. Nas demais regiões, os termômetros devem marcar entre 30°C e 34°C.
No Litoral e áreas próximas, a umidade vinda do oceano contribui para aumentar o desconforto térmico. O órgão orienta a população a acompanhar os avisos meteorológicos e adotar medidas preventivas em caso de temporais.