Morreu na noite desta segunda-feira (9), em Itajaí, o professor e advogado Fábio Zabot Holthausen, aos 50 anos. Ele exercia o cargo de diretor de Inovação e Empreendedorismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A morte ocorreu em decorrência de complicações após um Acidente Vascular Cerebral (AVC), conforme confirmado pela universidade e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Natural de Tubarão, Fábio Holthausen era casado com Márcia Nazário de Castro Holthausen e pai de Andressa, Rodrigo e Fernanda. Sua trajetória profissional foi marcada pela atuação nas áreas do Direito, Educação Superior, Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo em Santa Catarina.

Além da função exercida na Univali, Holthausen foi presidente da Fapesc entre 2019 e 2022, período em que atuou na articulação do ecossistema estadual de ciência e inovação. Também ocupou cargos como conselheiro estadual de Educação, presidente do Conselho de Administração do Sapiens Parque e diretor regional Sul do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
A Univali, em nota oficial, destacou a contribuição do professor para a instituição e para a comunidade acadêmica, ressaltando sua atuação ética, profissional e humana. A Fapesc também manifestou pesar, lembrando a dedicação de Holthausen ao desenvolvimento científico e tecnológico do estado.
Na área acadêmica, Fábio Holthausen era doutorando em Administração, mestre em Direito Constitucional, especialista em Liderança e Gestão de Instituições de Ensino Superior, possuía MBA em Gestão Empresarial e graduação em Direito. Iniciou a carreira docente na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), onde foi cocriador da Agência de Inovação e Empreendedorismo, além de coordenar incubadora e parque tecnológico da instituição.
O velório ocorre nesta terça-feira (10), das 8h às 11h, no Auditório Nestor César de Carvalho, no campus da Univali em Itajaí, com cerimônia de despedida às 10h. Em seguida, o corpo será encaminhado para velório e cremação em Capivari de Baixo, no Cemitério e Crematório São Mateus.