Política

MDB, PSD, PP e PSDB podem se unir para enfrentar Jorginho Mello

Movimentações nos bastidores indicam possível aliança entre partidos.

Por Redação D
01/02/2026 10:00:39

Uma articulação política envolvendo MDB, PSD, PP e PSDB começa a ganhar forma em Santa Catarina com o objetivo de construir uma frente eleitoral contra o governador Jorginho Mello (PL). O movimento ocorre após a aproximação de Jorginho com o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), o que deixou o MDB livre para negociar novos arranjos políticos para as eleições estaduais.

A leitura nos bastidores é de que o governador também abriu espaço para o afastamento do PP, especialmente diante da possibilidade de trocar Esperidião Amin por Carol De Toni em uma eventual composição para o Senado. Com isso, o PSD avançou nas conversas para reunir forças e consolidar uma alternativa eleitoral competitiva.

 

 

Nesta semana, uma reunião envolvendo João Rodrigues e Eron Giordani com integrantes da executiva estadual do PSD marcou o primeiro passo concreto da articulação. Participaram do encontro o presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia, o presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini, o deputado Valdir Cobalchini e o presidente estadual do União Brasil, Fábio Schiochet, que também coordena a Federação União Progressista no estado.

Caso a composição avance, João Rodrigues sinaliza oferecer aos partidos aliados espaços estratégicos que, segundo interlocutores, teriam sido prometidos por Jorginho Mello, mas não concretizados. O MDB ficaria responsável pela indicação do candidato a vice-governador, enquanto Esperidião Amin seria contemplado com uma das vagas ao Senado.

A movimentação inclui encontros diretos entre João Rodrigues, Amin e Carlos Chiodini para alinhar estratégias e consolidar o projeto político. Há ainda expectativa de adesão do PSDB, o que ampliaria o peso eleitoral da aliança e fortaleceria a oposição ao atual governador em um estado de perfil majoritariamente conservador.

Mesmo diante do avanço das articulações, aliados de Jorginho Mello avaliam que a aliança com Adriano Silva já considerava esse redesenho do cenário político, destacando o histórico eleitoral do governador, que nunca perdeu uma disputa nas urnas.

Mais Política

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados